PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Ao ler o livro de Emily Brontë, O morro dos Ventos Uivantes, tive a sensação de entrar em um mundo acinzentado. Passei dias e dias sofrendo pelo destino que Cathy e Heathcliff tinham vivido. Uma tristeza profunda me abateu, não pelo desfecho em si, mas pelas próprias escolhas tomadas pelos personagens. Cathy, talvez, por ambição e Heathcliff agiu por ciúme e vingança de tudo que passou. Contudo, os dois não perderam o amor um pelo outro. Um amor que ora se transforma em obsessão, um amor que foi capaz de destruir muitas vidas e causar grandes sofrimentos.

EU AMO ESTA HISTÓRIA!!!

Heathcliff tinha sido um garoto que o Sr. Earnshaw havia trazido de uma das suas viagens. Heathcliff foi bem tratado até a morte do Sr. Earnshaw. Depois disso, Hindley o irmão mais velho de Catariana Earnshaw (Cathy) o tratava tão mal ou pior que os empregados da casa.
Heathcliff e Cathy cresceram juntos e nutriam um amor um pelo outro. No entanto, não estava nos planos de Cathy casar com o menino que fora adotado pelo seu pai. Na mente de Cathy, era mais viável e imponente o casamento com o rico Edgar Linton. Cathy confessa a uma das empregadas o seu amor a Heathcliff e a impossibilidade de consumação. Heathcliff escuta e deixa a casa revoltado pela sua desilusão amorosa.
Cathy casa-se com Edgar Linton, tem uma filha que no decorre da história vemos que se parece muito com a mãe e possui o mesmo nome. Dois anos mais tarde, Heathcliff volta ao Morro dos Ventos Uivantes para concretizar sua vingança, principalmente pelos maus tratos de Hindley e Edgar Linton por casa-se com Cathy.
Cathy morre, deixando Heathcliff no abandono total de seu amor. Ele se desespera tanto que  “viola” o seu túmulo para que ela não descansa em paz e possa assombrá-lo todas as noites, assim, não ficariam distantes um do outro.
Em minha opinião a redenção do amor de Cathy e Heathcliff chega com a concretização do amor da filha de Cathy com Edgar, Catarina Linton e Hareton Earnshaw, filho de Hindley Earnshaw. A história dos dois meio que se repete nestes dois jovens. Hareton era rude por não ter estudos, pois foi privado disso, depois que seu pai morre, sendo esta parte da vingança de Heathcliff. E Cathy (filha de Cathy Earnshaw) era mais refinada. No entanto, diferentemente de sua mãe, esta não despreza o que sente por Hareton, e seu amor e atenção a este último o transforma em um homem menos rude do que era. Os dois concretizam o seu amor, diferentemente do amor de Cathy e Heathcliff, que não fora consumado por muitos obstáculos sociais e principalmente por suas personalidades e gênios fortes que possuíam.

Para aproveitar mais esta emocionante história estou indicando o link da versão do filme de 1939:

A minha versão favorita é o filme de 1992 com Ralph Fiennes e Juliette Binoche. Veja o Trailer:




Link para baixar (download) o filme de 1992.



Em 2009 foi produzida uma série em dois capítulos do livro Morro dos Ventos Uivantes. Confesso que ainda não baixei, pois não conseguia achar. Finalmente achei, legendado, e estou compartilhando com vocês. São dois capítulos e duas legendas separadas, uma para cada capítulo.



Espero que se divirtam bastante e comente o que acharam da série, que estou louca para ver. Pena que meu computador não tenha 20 mega para baixar mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário