PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O gosto peculiar dos ingleses.

Conversando com algumas amigas minhas, começamos a reparar que nem todas as atrizes que os ingleses escolhem para interpretar os romances de Jane Austen, são tão bonitas assim. Na verdade algumas até feias demais. Como é o caso da irmã do Mr. Bingley na série da BBC de Orgulho e Preconceito de 1995. Caroline Bingley é descrita, na novela de Austen, como uma mulher refinada, bonita e elegante. Isso não parece muito verdade, parece? Risos

Diferença para Caroline Bingley do filme de 2005.
Caroline Bingley, 2005.

A mesma coisa acontece com a filha mais velha dos Bennet, Jane Bennet que era considerada uma das mais bonitas do Condado. Nesta série Elizabeth Bennet é mais formosa que a Jane.
À esquerda Jane Bennet e à direita Elizabeth Bennet

O que nos pareceu totalmente, apropriado foi não só a interpretação como a escolha do homem em si, Colin Firth, como o Sr. Darcy.


Isso é um máximo. Ainda mais na cena que ele sai molhado do lago depois de um mergulho e aparece de surpresa na frente de Elizabeth Bennet.


Dez ano depois, foi lança uma versão do romance para as telas de cinema. 

Não podemos negar que o ator, Matthew Macfadyen, não é algo que se jogo fora. Nem a sua interpretação e muito menos O homem como um todo. Risos. Seu olhar, seu leve sorriso....


Elizabeth Bennet, Keira Knightley, deixou muito a deseja. Não falo isso só pela aparência, mas também pela sua interpretação de Lizze que ficou caricaturada e muito exagerada.Embora Elizabeth Bennet, foi uma mulher de caráter forte no livro, ela tinha uma certo ar de refinamento coisa que se perde com a atuação de Keira que peca pelo amplo exagero e pouca classe.


Jane Bennet, Rosamund Pike, na versão do filme de 2005, já pode ser considerada como uma das mais belas do Condado, fato que na série era um pouco difícil de encarar.

Jane Bennet, 2005
Jane Bennet. 1995.

Ah esquecemos de ressalta o Sr. Wickham que também apresenta uma grande diferença entre os dois atores.
1995
2005

Porém, no conjunto da obra a série da BBC de 1995, é melhor produzida e mais fiel ao livro de Jane Austen. 

O filme de 2005, a grandes mudanças e perdas de alguns sentidos no filme. È linda a cena, do filme de 2005, do encontro de Elizabeth e o Sr. Darcy ao amanhecer. Mas quais seriam as probabilidades de isso realmente acontecer naquela época? Vocês realmente acreditam que tanto o Sr. Darcy quanto Elizabeth Bennet pediriam consentimento ao Sr. Bennet vestidos daquele jeito? Como roupas de dormi? Risos.


Acho que o grande ganho do filme de 2005 foi em dois pontos: 1) a Senhora Bennet é melhor interpretada no filme de 2005 do que na série de 1995. Na de 95, a Senhora Bennet é um pouco escandalosa de mais, perdendo um pouco da personalidade de mãe que não podemos negar que a Senhora Bennet também possuía. 2) Como uma das minhas amiga me disse, o filme de 2005 abriu as portas para a possibilidade da juventude de hoje, conhecer os romances de Jane Austen e procurarem suas diferentes obras. Foi uma abertura para a distribuição e a renovação da leitura de Austen. Diga-se de passagem, é minha autora favorita.
Bom por hoje é só. Gostaram? Concordam? Descordam? Comente e deixe o seu ponto de vista.

Um comentário:

  1. O lance aqui é realmente ponto de vista. Não vou dizer que não gosto da Keira com Elizabeth porque foi a interpretação dela que me levou a da Jennifer. Acho que as duas tem o seu mérito, o que é positivo para os interessados pela obra de Austen. Não concordo com a questão da "caricatura". Acredito que Lizzie tenha um lado moleca que Keira explorou (talvez demais, concordo) mas ela era a filhinha do papai e podia tudo. Quanto a aparência dos personagens, também é uma questão de gosto. Vi alguns filmes com a Senhorita Bingley de 1995 e a achei bem bonita. Na série não acho feia, mas os adereços a deixaram exagerada. Posta mais pra gente quebrar o pau aqui... rsrsrs

    ResponderExcluir