PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

BRILHO DE UMA PAIXÃO.


Essa manhã, relendo a carta que o Capitão Wentworth escreveu para Anne Ellitot no livro Persuasão de Jane Austen, me fez querer rever o filme Brilho de uma Paixão. Este filme conta a história verdadeira do poeta John Keats que se apaixona por sua  vizinha Fanny Brawne, os dois cultivam uma amor puro e majestoso. É muiiiiiito lindo!!! Vale a pena conferir!! Sem contar que o filme é de Jane Campion. Há uma sutileza no filme, uma serenidade, uma paixão! Inexplicável. Sem falar na trilha sonora que é um máximo.
Chorei Horrores quando vi, e na mesma semana reprisei umas 7 vezes sem brincadeira.

Esses são os trechos de algumas cartas de John Keats a Fanny Brawne que aparecem no filme:

Eu tenho dois luxos que cultivo em minha caminhada: o seu encanto e a hora de minha morte.
quem dera pudesse eu ter ambos no mesmo minuto.
Nunca conheci antes o tipo de amor que você me fez sentir. Eu acreditava nisso MAS SE VAI ME AMAR PLENAMENTE, EMBORA POSSA HAVER ALGUM FOGO, NÃO SERÁ MAIS DO QUE POSSAMOS SUPORTAR, QUANDO UMIDECIDOS E BORRIFADOS COM PRAZERES.

(Carta de John Keats a Fanny Brawne)


Minha querida dama,
Estou agora à janela de um chalé muito agradável olhando para um belo país montanhoso, com uma vista para o mar. As manhãs são excelentes.
Não sei o quão elástico meu espírito pode ser, que prazer posso ter vivendo aqui, se a sua lembrança não pesasse tanto.
Pergunta-se, meu amor, se não está sendo muito cruel me podando, destruindo minha liberdade.
De minha parte, não sei como expressar tamanha devoção. Quero a palavra mais brilhantes das brilhantes, a mais justa das justas. QUASE DESEJO QUE FÔSSEMOS BORBOLETAS E VIVÊSSEMOS SOMENTES 3 DIAS DE VERÃO. TRÊS DIAS AO SEU LADO, E PODERIA PREENCHÊ-LOS DE MAIS ENCANTO DO QUE 50 DIAS COMUNS JAMAIS TERIAM.
Você confessaria isso em uma carta? Escreva imediatamente e faça tudo o que puder para me consolar, torna-a sua como um esboço de papolas para me intoxicar.
ESCREVA AS PALAVRAS MAIS DOCES E BEIJE-AS PARA QUE EU POSSA, AO MENOS, TOCAR MEU LÁBIOS ONDE OS SEUS ESTIVERAM.

(Carta de John Keats para Fanny Brawne.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário