PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

sábado, 15 de novembro de 2014

A MORADORA DE WILDFELL HALL



Bom, o que tenho a dizer sobre esse livro?
 Ele é M-A-R-A-V-I-L-H-O.
Para quem leu Agnes Grey e gostou ou não, LEIA A MORADORA DE WILDFELL HALL. É infinitamente melhor, nesse a Anne Brontë  se supera de uma tal forma!!!. A construção dos personagens são muito bem elaborados, a psique humana e o senso moral são bem afiados.
A história trata de Helen, uma jovem que se apaixona e casa com o libertino Arthur, de quem ela crê que poderá salvá-lo da perdição. No entanto, durante o casamento as coisas só pioram e toda a dedicação de Helen se vê por água abaixo, pois seu marido não aperfeiçoa o seu caráter. Ela aguenta tudo resignada. Mas com a chegada de seu filho e os constantes maus exemplos e influências do marido, pai do seu filho, Helen se vê obrigada a fugir de casa para salvar o seu filho dos vícios etc.
Em Willdfell Hall Helen tenta encontrar um refúgio. No entanto, sua vida se vê as voltas com a proximidade de um belo cavaleiro Gilbert.O restante eu não posso contar. Risos
O que mais me impressionou no livro foi a personagem Helen que tem uma fé muito grande em Deus e tenta manter sua vida em linha reta. Ela tem um senso de moral muito forte, coisa rara  especialmente em nossos dias. Para alguns pode parecer besteira, mas para mim é admirável. Queria ter a metade do caráter de Helen.
Lendo os dois livros de Anne Brontë ficou claro que a autora era muito religiosa e temente a Deus, pois isso é uma marca constante e forte nos dois livro. O legal é que  ela deixa essa marca sem agredir o leitor.
Ah!!!! Descobri que, como sempre, a BBC fez uma minissérie desse livro em três capítulo, em 1996. É muito boa, mas não é tão fiel ao livro como a minissérie EMMA de JANE AUSTEN foi. Mas vale a pena, foi uma boa adaptação. Embora o livro seja infinitamente melhor, pois você conhece melhor os sentimentos do mocinho (Gilbert) e os dilemas que ele passa com o seu amor por Helen.
Segue os links: Episódio 1 , Episódio 2 , Episódio 3 .

(Da esquerda para a direita) Gilbert, Helen, Arthur.

Arthur, Helen e seu filho.

Helen pintando.
Helen e Gilbert, já enamorados.
Helen e Gilbert





Um comentário:

  1. Adoro esses livros que trazem esses exemplos de mulheres que lutam bravamente em nome de um caráter, da honestidade.

    ResponderExcluir