PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

AGNES GREY DE ANNE BRONTË

Uma amiga minha, no mês passado, me disse que existia um livro de uma outra irmã Brontë - sem ser Emily ou Charlotte. Então disse: "Como assim? Como eu não sei disso". Então fui procurar, a terceira irmã Brontë,  Anne Brontë. Surpresa!! Ela não tem somente um livro como minha amiga falou, ela tem dois, com os seguintes títulos: Agnes Grey (o recomendado pela minha amiga) e A morada de Wildfel Hall.
Eu não perdi tempo e comprei logos os dois. Até hoje, não consigo entender como eu pude viver nesta ignorância por tanto tempo. risos. Agora vejo que sou uma leitora de meia tigela. kkkkk Fazer o quê? Ninguém é perfeito. kkkkkk
Em primeiro lugar, devo advertir, meus caros leitores, que Agnes Grey não vende no Brasil. Aqui só está disponível em inglês. Depois de muito procurar, encontrei uma versão em português de Portugal, mas somente no formato e-book, no Amazon.o link para a compra.. E foi assim que li. risos. A morada de Wildfel Hall tem versão em português e você acha em qualquer site. Eu comprei na submarino.
Bom, sobre o livro.
A primeira coisa que você deve saber, é que o estilo e a história é totalmente diferente das outras duas irmãs Brontë. O livro conta a história de Agnes Grey que veio de uma família não muito rica - pois a mãe foi deserdada por casar com o pai dela por amor. Sendo assim, ela decide se tornar preceptora para conseguir seu próprio dinheiro e ajudar em casa, caso precisasse. Sua família começa a passar apertos depois que seu pai faz um investimento e fracassa.
O interessante do livro é que Anne Brontë parece não se preocupar em escrever de um modo a agradar o leitor. Eu até me atreveria dizer que ela é bem realista, mostrando como é a vida de uma preceptora, os seus obstáculos, desafios, o tratamento dos patrões etc.Eu até me identifiquei com o livro, pois sou professora e vi que não sou só eu que peno para fazer os alunos entenderem as aulas ou que tenho alunos indisciplinados.
Anne Brontë mostra como os filhos da aristocracia eram mimados, chatos, mal educados, superficiais e fúteis. Muitos devem achar, o começo do livro muito chato. Mas devo acrescentar que fiquei extremamente ansiosa para saber o futuro de Agnes Grey, principalmente, depois que ela conhece o Sr. Weston. Ainda mais porque ela contava a sua vida com um tom pessimista, ficava receosa de como tudo acabaria.
Os últimos capítulos fiquei sem fôlego, ansiosa, nervosa e super apreensiva.  Valeu a pena ler.
Agora eu vou ler A morada de Wildfel Hall. Mas tarde passo aqui para contar as novidades para vocês.

2 comentários:

  1. Ansiosíssima para começar a ler. Amiga, você é o máximo! Risos. Adorei a indicação, as irmãs Brontë arrasam!

    ResponderExcluir
  2. Agora já tem o Agnes Grey traduzido, mas a muitos anos atrás eu li o A Preceptora, que na verdade é o Agnes Grey com outro título. Velhinho que dói.

    ResponderExcluir