PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

terça-feira, 19 de março de 2013

Emma de Jane Austen



Terceira resenha para O desafio realmente desafiante 2013.

Escolhi para o mês de março o desafio de número 12: Ler um livro que você ganhou de presente de aniversário.

  
EMMA de Jane Austen


Adoro escrever sobre livros de Jane Austen, mas tenho que confessar que este livro “Emma” eu tinha ganhado já havia muito tempo. Em um dos carnavais de anos atrás eu tentei lê-lo (por incrível que pareça eu consigo e gosto de ler livros no carnaval), mas me pareceu muito chato, pois o livro começa com relatos de uma vida muito comum e cotidiana. Nada de aventura,  como sempre esperamos encontrar em um livro. Anos depois eu li a impressão do autor DERESIEWICZ que escreveu o maravilhoso livro “Aprendi com Jane Austen” (esperem e postarei resumos de cada capítulo deste livro) e percebi que não estava dando o devido crédito a mais uma obra prima de Austen.
Realmente, Emma é um livro que mostra um cenário que em primeira mão parece muito simples, pois apresenta a vida cotidiana dos Woodhouse. Emma Woodhouse perdeu a sua mãe muito cedo e foi cuidada por uma amável governanta chamada Mis Taylor. Depois do casamento de Mis Taylor, segundo Emma casamento arranjado por ela, Emma decide que ficará solteira para cuidar do pai e como distração se encarregará arranjar casamentos para os seus amigos solteiros. É neste momento que o romance ganha corpo e começa as aventuras e trapalhadas de Emma.
Harriet Smith e Emma Woodhouse
Como casamenteira, Emma estava mais para uma boa “cozinheira” risos. Isso porque suas tentativas de conseguir um noivo para sua amiga Harriet, a altura desejada foram frustrados todas às vezes. Além disso, ela magoa os sentimentos de Harriet e do pobre fazendeiro Martins que tanto desejava a mão de sua amiga.
Emma estava convencida que entendia tudo sobre relacionamentos e sentimentos, mas não consegue perceber o segredo escondido entre os seus amigos Jane Fairfax e Frank Churchill. Sempre é o Sr. Knightley, um conhecido muito estimado por Emma que a traz para a realidade, mostrando a ela que não se deve divertir-se com a vida alheia ou tentar arrumar casamentos.
Sr. Knightley é o toque de equilíbrio, o complemento que falta em Emma, mas ninguém percebe isso de primeira, os sentimentos dos dois vão crescendo gradualmente, até se tornar algo realmente lindo de se ler.
Emma e o Sr. Knightley, quando ele se declara.
O livro “Emma” nos mostra como somos, como pensamos e nos enganos, como não percebemos o mais óbvio, como não conhecemos o nosso próprio coração, como nos comportamos mal com os outros, como queremos que o mundo seja como imaginamos e como estamos sempre tão errados sobre nossos próprios conceitos. Ler Emma é navegar pela vida de descoberta e amadurecimento da personagem que acaba nos transformando também.

"Minha querida Emma - disse Sr. Knightley - você sempre será querida para mim, seja qual for a consequência desta nossa conversa. Minha querida, minha amada Emma... p.406. 

      ALGUMAS CENAS DA MINISÉRIE PRODUZIDA PELA BBC.

 

links para assistir a minisérie completa em 4 episódios:

Nenhum comentário:

Postar um comentário