PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Primeira resenha para o Desafio Realmente Desafiante 2013.



ERRATA: Primeira resenha para o Desafio Realmente Desafiante.

         

     Devo comunicar a você que a primeira resenha que havia feito, “A Abadia de Northanger”, não valeu, pois o que deveria ter feito era ter lidos “Os Mistérios de Udolpho”, ou seja, ler o livro que foi citado e não o livro que o cita. Mas não tem importância, eu li outro, e devo dizer, outro da Jane Austen, “Mansfield Park”. Agora vai valer. Risos.  Ler um livro que tenha entre 300 e 350 páginas



 

Bom, há muito tempo atrás, quando vi o filme “O clube de leitura de Jane Austen”, lembro-me que os personagens não gostavam muito de Fanny Price, por ser muito recatada, submissa e ter baixa autoestima. Mas devemos ponderar a escrita do romance, que sem dúvida é algo sensacional. Muito bem escrito!!! As personalidades e características dos personagens brotam das páginas sem que tenhas esforços de imaginarmos, os personagens criam vidas, e aqueles que têm o pior caráter, você realmente os detesta. Sem contar que o toque de ironia e cinismo de Austen é bem escrito e trabalhado.
O livro tem uma perspectiva diferente de seus outros 5 romances. Neste a heroína, está mais para anti-heroína, pois ela tem uma constituição (saúde) fraca, e bem recatada, não tem opiniões fortes, é resignada ao seu destino e submissa aos que deve ser agradecida por toda a vida. Além, disso, o romance trás uma temática nova, a traição, o adultério.
Fanny Price, a nossa heroína, era filha da irmã mais pobre da Lady Bertram, em um acordo para ajudar a sua irmã, a família Bertram acolhe a filha (do sexo feminino) mais velha dos Prices para ser criada e educada. Dessa forma aliviaria um peso e ajudaria a sua irmã com os seus outros filhos. Então, aos nove anos de idade Fanny Price foi enviada para Mansfield Park para viver com os Bertrams.
Fanny cresce sem muito carinho, e cercada pelas repreensões e broncas da Sra. Norris, da severidade de seu tio Sr. Thomas, do desleixo da sua tia Lady Bertram e constante demonstração de superioridade mostrada por suas primas. O único conforto encontrado por Fanny seria em seu querido, amado e atencioso primo Edmund, que lhe dispensava toda a atenção e cuidados que seriam necessários para que Fanny tivesse o mínimo de felicidade possível.
Não é difícil de imaginar que Fanny se apaixonaria por nada mais, nada menos que Edmund. No entanto, com a chegada da juventude e de novos vizinhos, os irmãos Crawford, a vida de Mansfield Park conheceria uma verdadeira viravolta. Mary Crawford, uma mulher muito elegante e atraente, porém fútil e mesquinha, passa a querer conquistar as atenções de Edmund. Mas a sua mesquinhez é tamanha, que ela tenta persuadir Edmund a não se tornar vigário, pois não suporta tal profissão e muito menos o nível de vida que isso acarreta.
No lado esquerdo à cima, Lady Bertram; à baixo Edmund. Ao lado de Lady Bertram (da esquerda para direita), Henry Crawford, Mary Crawford e Willian Price, o irmão querido de Fanny. À baixo da esquerda para direita, Maria Bertram (a prima mais velha de Fanny e a mais esnobe) ao seu lado o seu marido. Mais atrás Lucy Bertram a prima mais jovem de Fanny, ao lado Tom Bertram, seu primo mais velho e a própria Fanny Price mais a frente.
Seu irmão Henry Crawford, é um grande galanteador que joga todo o seu charme para as duas filhas de Lady Bertram, até mesmo para a mais velha que já estava comprometida. A disputa entre as duas irmãos pelas atenções do Sr. Crawford começam neste momento, provocando um grande reboliço e uma má conduta das duas. Para completar, mais a frente o mesmo Sr. Crawford pede Fanny Price em casamento.
É neste ambiente que Fanny Price tem seus dias mortificados pelas incertezas de sua vida futura, as constantes queixas de ingratidão por parte dela. A proposta de casamento de Crawford, embora em primeiro momento possa parecer uma oportunidade única, não é aceita por parte da Fanny, pois ela conhece bem o Sr. Crawford e sabe de sua vaidade como galanteador e da inconstância de seu caráter. Além disso, sofre pela situação de seu primo querido que sente uma grande atração pela senhorita Crawford, mas é atacado constantemente pela sua vaidade e  pretensão de não se casar com um clérigo.
Alguns não veem em Edmund um grande romântico como nos outros livros de Austen, mas gosto desse pois parece estar mais próximo da vida real. De um homem que no fundo sempre amou Fanny, mas nunca se deu conta disso.

Sem dúvida vale a pena ler!!! Eu recomendo.

2 comentários:

  1. Neste desafio eu li Orgulho e Preconceito. Mansfield Park é muito bom, apesar de Fanny Price ser uma "heroína" bem diferente de todas, eu gostei dela. O filme que eu assisti não foi esse aí com as fotos que vc colocou, foi um outro e cá entre nós, mudaram totalmente o jeito da Fanny, colocaram ela muito diferente de como é descrito no livro, mas vale a pena ver a adaptação também. Está designado como Palácio das Ilusões, de 1999. QUal será o próximo desafio?? Eu terminei agora aquele da indicação do amigo...Li Toda Sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vi o filme de 1999 (Palácio das Ilusões) e também não achei grandes coisas. por isso que eu postei o de 2009 pois a adaptação foi bem melhor. Embora tivesse vários cortes, foi mais centrada no livro. Acho que vou ler para o próximo mês um livro que ganhei de aniversário, há algum tempo. que por um acaso também é de Jane Austen, "EMMA". é o último dela que faltava para eu ler a coleção. bjs e depois me manda o seu link para eu ver a sua resenha.

      Excluir