PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Clube de Leitura.

No dia 05 de Janeiro fui à primeira vez ao Clube de Leitura que tem em Campo Grande na Livraria Edital. Minha amiga Elimar me convidou. Fiquei super animada por participar, pois sempre quis e não havia encontrado um espaço para discussões literárias.
O livro que discutimos foi “O Hobbit” de Tolkien. Falamos muitas coisas, não só sobre o livro, bem como a adaptação do mesmo para o cinema.  Esse livro foi lançado antes mesmo de se imaginar a história de “O Senhor dos Anéis”. O livro, na época do seu lançamento, deu tão certo que pediram para que houvesse mais, foi assim, se posso dizer, que surgiu a saga do Senhor dos Anéis.
Bilbo Bolseiro, mais a frente. Os anões e Gandalf
No livro “O Hobbit” já podemos deslumbrar personagens que apareceram no Senhor dos Anéis, como Gandalf, Bilbo Bolseiro, Gollum entre outros, e o próprio anel que neste livro não tem a importância que terá na próxima saga. Não sei se é verdade, mas fiquei sabendo lá no clube de leitura que Tolkein fez umas pequenas alterações, posteriormente, onde o relato do anel aparecia para poder dar um pouco mais de importância a ele. O fato, é que a história central é sobre o tesouro dos anões que havia sido roubada e estava em posse do Dragão Smaug. Os anões e Gandalf solicitam a ajuda do Bilbo Bolseiro, um hobbit (e como todos sabem, hobbit são pacatos e não gostam de aventura. Mas Bilbo era da família do Tûk que havia se casada com uma fada, e daí a certa propensão para a aventura, diferente dos outros hobbits.), como ladrão para que pudessem reaver o seu tesouro. O livro conta essa jornada, todas as aventuras e perigos que eles enfrentam até chegar a Montanha Solitária, as batalhas com o Dragão e outras lutas.
O filme – que dividiu o livro em três partes, ou seja, haverá três filmes provavelmente – teve certa adaptação da história para a telona do cinema. Nada que alterasse muito o enredo da história. Creio que grande parte das alterações, como a parte dos necromantes, o conselho em Valfenda, seja como um gancho para o filme anterior “o Senhor dos Anéis”. Isso porque, como havia dito antes, o livro não tinha a preocupação em ter essa ligação tão grande, pois foi concebido antes mesmo desta saga.
Creio que os fãs não irão me crucificar se eu disser que a única alteração que eu não gostei, foi à defesa que o Bilbo fez para salvar o Torien, o anão “chefe”, na luta com os orcs e lobos, uma das cenas finais, quando Gandalf está chamando as águias. Isso ficou muito exagerado para a personalidade de um hobbit. Está certo que o Bilbo salvará os anões mais do que os anões e eu pensávamos que seria possível, mas nunca com tamanha ousadia. Todas às vezes, no livro que não foram poucas, que o Bilbo salvou os anões, foi sempre com habilidade, esperteza e cautela. Um plano que não arriscaria tanto assim a sua vida, e ele sempre usava o anel para se prevenir do próprio perigo.
Em fim, gostei muito do livro e especialmente da galera que faz parte do Clube de Leitura. Eles são ótimos leitores, faladores e acolhedores. Risos. Em fevereiro tem mais, se Deus quiser. E o livro do próximo encontro é: “As vantagens de ser invisível” de Stenphen Chbosky que eu já estou acabando de ler.
Beijos a todos e até breve.
 

6 comentários:

  1. Que post legal! Fico feliz em saber que gostou do encontro. Te esperamos em fevereiro para mais uma tarde de muitas risadas.
    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Ahh que bom que vc gostou do clube, da conversa e se sentiu acolhida!! Espero mesmo que participe sempre a partir de agora!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Perticiparei sempre que puder, gostei muito e já estou preparada para a reunião de fevereiro. bjs

      Excluir
  3. Olá, Nathália, tudo bem?
    Acabei de ntrar no blog indicado pela babona da sua irmã e adorei ficou ótimo! Parabéns e sucesso na profissão
    Bj Ana Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sempre que quiser disponha. risos. se quiser saber de algum livro também, pode postar me pedindo para ler. bjs

      Excluir