PRÓXIMOS LIVROS A SEREM COMENTADOS!!!

sábado, 12 de janeiro de 2013

A Abadia de Northanger de Jane Austen: Segunda resenha para O Desafio Realmente Desafiante de 2013.






Desafio número 2: 18. Ler um livro com a capa com letras amarelas. “A Abadia de Northanger” de Jane Austen. Estou até mostrando a capa para vocês verem que o título está escrito de amarelo. risos.

 




Já ouvi muitas pessoas falarem que o livro “A Abadia de Northanger” de Jane Austen não seria muito bom, por ser o primeiro livro que Austen escreveu, sendo assim, ainda estava imatura. Tentei não ir com esse pensamento, mas acabei lendo com certo preconceito. Quer saber? Foi bom, pois foi por conta disso mesmo, dessas críticas, que o livro me pareceu muiiito legal.
É evidente que não podemos comparar “A Abadia de Northanger” com “Orgulho e Preconceito”,  o que a maioria prefere.
“A Abadia de Northanger”conta a história de Catherine Morland, a sua estadia em Bath com o Sr. e a Sra. Allen e posterior estadia na Abadia de Northanger. É justamente nesta viagem que Catherine conhecerá os irmãos Thorpe  de quem o caráter não são os dos melhores do mundo. Isabella Thorpe que por muito tempo foi a amiga mais íntima de Catherine enquanto esteve em Bath, possuía um caráter realmente duvidoso. Sempre dizia que tinha grandes afeições por Catherine, mas suas atitudes mostrava o contrário. Ela só se importava com si mesma, tentava passar a impressão para as outras pessoas de que era uma boa moça. Isabella, embora proclamasse aos sete ventos que não se importava com o dinheiro, desfez o noivado com James Morland (irmão de Catherine) simplesmente porque suas expectativas financeiras não correspondiam a sua imaginação e além de ter sido cortejada pelo irmão mais velho de Henry Tilney.
Da esquerda para direita: S. Thorpe (o prepotente, rs), Catherine Morland ( a heroína), Isabella (a dissimulada, rs) e James Morland (o irmão de Catherine que será deixado pela Isabella)


Seu irmão se contradizia a todo o momento, tentando passa uma aparência que não correspondia com a realidade. Ele era sempre muito prepotente. Tudo o que possuía era melhor que as coisas dos outros. Vangloriava-se por méritos e qualidades que não possuíam.
Tadinha de Catherine!!! Tão inocente e sem experiência ao sair de casa, ficou muito tempo presa as influências dos irmãos Thorpe. Catharine era uma boa moça, sensível, meiga e que adora ler romances e por isso mesmo sua imaginação ia além dos limites. Ao conhecer o Sr. Henry Tilney e sua irmã é que o destino de Catherine mudou, foram eles verdadeiramente seus amigos e mostraram o melhor caminho a seguir e desmascaram os irmãos Thorpe.
Henry Tilney e Catherine Morland
Devo admitir: é muito legal e muito fofinho. Adorei o amadurecimento de Srta. Morland, ela era tão ingênua antes de sair de sua casa em Fullerton, e acaba descobrindo como conhecer as pessoas além de sua aparência e de sua possível delicadeza. Amei o Henry Tilney, o seu par perfeito. Eles se apaixonam desde o primeiro momento, pelo menos eu acredito nisso, mas vão se conhecendo melhor e vendo o que cada um gostava mais no outro. E como Henry enfrenta o seu pai para poder ficar com Catherine.

Creio que a imaginação forte que a Srta. Morland causou desastres na sua vida, mas ao mesmo tempo parecia que Henry a admirava justamente pela sua inocência. Durante a visita de Catherine a Abadia de Nortahnger, sua imaginação, influenciada principalmente pelo livro “Os mistérios de Udolpho”, a colocaram em situações muito delicadas, de mistérios, crimes, esconderijos, decepção entre outros. No final, Catherine percebe que ela vive em um mundo real e não nas páginas de um livro onde tudo pode acontecer, onde existem passagens secretas, mistérios a serem resolvidos.
Embora seja o primeiro romance escrito por Jane Austen, esse romance é muito leve, de suave leitura e uma ótima diversão. Acho que mais do que o amadurecimento da personagem principal, podemos ver os primeiros passos de Austen que a levariam a ser uma grande escritora.






6 comentários:

  1. Eu pensei que era para ler o livro citado e não o livro que cita. Estava louca para ler Os mistérios de udolpho, mas não encontro versão em português. Em cinquenta tons de cinza, é citado Tess, que tbm to tendo dificuldade em encontrar...

    ResponderExcluir
  2. Ah mas a Abadia de Northanger é muito bom...Jane Austen é maravilhosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom se era para ler o livro que foi citado, realmente A abadia de Northanger não dá. Eu já procurei como uma louca os mistérios de udolpho em português mas não encontrei. Vou ter que ler outro e postar, por que acho que vc está certa, e eu que não tinha entendido. Vou escrever sobre Mansfield Park que estou acabando de ler (livro entre 300 e 350 páginas) depois eu cumpro este desafio.. risos. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. De nada. No momento eu terminei o desafio das letras amarelas, li Jane Eyre ... o livro é lindo, se vc gosta de Jane Austen irá gostar desse de Charlotte Bronttë.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi duas versões de filme de Jane Eyre e gostei muito. esse ano eu vou ler, será o meu desafio de presente de aniversário, pois eu ganhei ano retrasado se não me engano. neste blog tem um post sobre o filme de 2011, que foi muiiito bom. se vc quiser dá uma conferida. bjs e novamente, obrigada.

      Excluir
  4. percebi que ele se encaixava em outro desafio, então pude aproveitá-lo já que tinha lido com este propósito. bjs

    ResponderExcluir